“Um olhar que vem do Acolher e do Cuidar interligado com a Realidade Socioeducacional”. Esse foi o tema do sexto encontro do projeto de formação de gestores, Gestão Mais, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que aconteceu na manhã desta quarta-feira (24.10), no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, reunindo diretores e supervisores pedagógicos da rede municipal de ensino.
O tema foi discutido pela equipe do Núcleo de Apoio ao Educando (NAE), que mostrou o trabalho sendo realizado na educação do município em relação ao combate à evasão escolar, por meio de busca ativa, palestras e acompanhamento psicopedagógico, oferecendo suporte à direção das escolas, além de trabalhar os conflitos, através do Projeto Mensageiros da Paz.
A secretária de educação, Dinair Veloso, falou sobre a importância do acolhimento dos alunos para sua permanência na escola, bem como destacou o trabalho do NAE na educação municipal. “Sempre reforçamos a importância de acolher bem nossos alunos e as famílias nas escolas, por isso investimos em capacitação dos nossos profissionais, melhoramos a estrutura física, mas se essa relação não for bem construída, todos esses investimentos não vão adiantar. O NAE vem fazendo um trabalho muito positivo, funcionando também como um elo entre a escola e as famílias, buscando estreitar essa relação e garantir o direito das crianças à educação”.
Foram apresentados ainda alguns casos em que a intervenção do NAE ajudou na resolução dos problemas, com depoimento de uma diretora, mãe e de uma aluna que participa do Projeto Mensageiros da Paz, lançado este ano e executado pelo Núcleo em seis escolas da zona urbana e uma unidade da zona rural. O Projeto promove a disciplina necessária para o funcionamento do ambiente escolar e os próprios alunos são responsáveis por promover a paz na escola.
Na oportunidade, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde ministrou uma palestra sobre o câncer de mama. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, que une as secretarias municipais para a disseminação de conhecimento entre as mulheres, ressaltando a importância da prevenção e diagnóstico precoce.
FONTE: http://timon.ma.gov.br/site/?p=270276
Adaptação: Projeto Educativo Mãos Dados
Nenhum comentário:
Postar um comentário