Sabendo da importância de criar o Grêmio na escola, por ser um órgão reconhecido de apoio à direção escolar, a escola “Mãos Dadas” mobilizou os alunos para que o grêmio fosse implantado.
O primeiro passo para implantação do grêmio foi reunir os líderes e vice-líderes das turmas do 6º ao 9º ano para formação da Comissão Pró-Grêmio. Após a formação desta comissão, outras reuniões foram realizadas para elaboração e análise do Estatuto do Grêmio Estudantil. Em seguida, o estatuto foi trabalhado pelos professores coordenadores de cada turma para que os alunos tivessem conhecimento acerca deste documento, ficando uma cópia disponível no mural de cada sala de aula.
A segunda etapa foi a realização da Assembleia Geral dos Estudantes (AGE) que aconteceu no dia 30 de maio, no teatro da escola, momento em que foi esclarecido o que é o grêmio e qual a sua finalidade. Nesta assembleia foi colocada em votação a aprovação do estatuto, sendo este aprovado por unanimidade sem nenhum acréscimo. Finalizando a assembleia foram apresentados 08 alunos para comporem a Comissão Eleitoral, a fim de organizar todo processo eleitoral. Os alunos escolhidos foram os seguintes: Amanda Santos, Ana Clara, João Vitor, Maria de Fatima, Maria Geovana, Maria Natelly, Mikael e Wellyngton.
Com a Comissão Eleitoral formada, elaborou-se um calendário para o período das eleições. O período das inscrições das chapas aconteceu do dia 06 a 10 de junho e em seguida, começou o período de divulgação da campanha das chapas que ocorreu do dia 13 a 24 de junho.
Um momento importante neste período das eleições foi a realização do debate entre as chapas, realizado no dia 29 de junho. No debate, as chapas tiveram a oportunidade de falar suas propostas e de pedir apoio dos alunos na votação.
No dia seguinte ao debate (30 de junho) realizou-se o processo de eleição. Os votos foram apurados no dia 01 de julho, com a presença da direção da escola, Comissão Eleitoral e alguns fiscais representando as chapas.
Vale ressaltar que todo este processo está sendo de grande importância para escola como um todo, pois é perceptível o despertar dos alunos na busca de melhorias para escola e na defesa para concretização dos seus direitos.
Texto: Ligia Mayara
Edição: Roberto dos Anjos
Nenhum comentário:
Postar um comentário