Muitos católicos chegam ao vaticano para assistir um acontecimento inédito na história da Igreja Católica, neste domigo 27 de abril de 2014, que será a canonização de dois papas. E ainda terá presença de dois papas vivos Francisco e o emérito Bento 16. Após confirmação de milagres, João 23 e João Paulo 2° serão declarados santos.
Autoridades do Vaticano esperam mais de 500 mil pessoas. Delegações de mais de 50 países, como também ao menos 43 chefes de Estado e governo, marcarão presença na cerimônia.
Uma zona de segurança foi erguida em torno no Vaticano com 10 mil soldados. A área entre a Basílica de São Pedro e as margens do rio Tibre virou um espaço apenas para pedestres. Em diversos locais da cidade foram posicionados telões para que as pessoas fora da Praça de São Pedro possam acompanhar a canonização dos dois papas.
O que é o Processo de canonização?
![]() |
PAPA JOÃO PAULO II |
Para a beatificação do papa morto em 2005, foi reconhecido como milagre o caso de uma francesa que sofria do mal de Parkinson. O segundo milagre necessário para a canonização de João Paulo 2° foi, segundo a comissão de médicos, a cura de uma mulher da Costa Rica. No dia da beatificação de João Paulo 2°, ela orou para que ele a curasse de um aneurisma cerebral que colocava sua vida em risco.
Milagres dos papas
A João 23 foi atribuída a cura da religiosa italiana Caterina Capitani, que esteve a ponto de morrer por uma perfuração gástrica hemorrágica. Ela conta que, após pedir um milagre a João 23, conseguiu sobreviver.
![]() |
PAPA JOÃO XXIII |
No caso de João 23, o papa Francisco decidiu decretá-lo Sua Santidade no ano passado, apesar de não ter sido certificado um segundo milagre algo também considerado novo no processo habitual de canonização.
Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o "grau de virtude" do papa que convocou o Concílio Vaticano 2° seria "bem conhecido". Por esse motivo, um segundo milagre não seria necessário para a canonização do religioso, falecido em 1963.
Roberto dos Anjos Oliveira
Professor do PEMD.
Fonte de pesquisa:
Sites: www.opovo.com.br
www.cnbb.org.br
www.g1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário