Seja Um Aluno Nota 10! - PROJETO EDUCATIVO MÃOS DADAS

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Seja Um Aluno Nota 10!

Seja Um Aluno Nota 10!

Compartilhar

:: Dicas de estudo ::
Estudar línguas, como qualquer outro campo de conhecimento, pressupõe interesse e dedicação além dos limites da sala de aula: não existem fórmulas mágicas para aprender. A rapidez de seu aprendizado vai depender da sua motivação e grau de dedicação. Aqui vão algumas dicas para aprimorar o seu estudo:

:: Em sala ::
* Procure não faltar a nenhuma aula. Depois fica muito difícil recuperar o conteúdo estudado.
* Seja pontual. Quem chega atrasado, além de perder o conteúdo dado no início da aula, interrompe o andamento em sala de aula.

* Faça os exercícios constantemente e anote todas as dúvidas para perguntar ao professor. Isso tornará as aulas mais eficientes: direto nas dificuldades de cada aluno.
* Evite sair da sala da aula com dúvidas; peça sempre ao seu professor para repetir uma explicação que você não tenha entendido.

* Não se desestimule se alguns colegas parecerem aprender mais rápido: existem estilos de aprendizagem diferentes e algumas pessoas precisam de mais tempo para se soltar. Há alunos que desenvolvem a fala mais rápido, outros que lêem em língua estrangeira com mais facilidade, etc.

* Se você tem dificuldade para memorizar, decore apenas diálogos e frases que você achou interessantes. Mas isso só depois de ter compreendido seu significado.


:: Maneiras de aproveitar melhor sua homework ::
* Listening: ouça as gravações das lições sempre repetindo em voz alta. É natural não entender muito no início. Nesse tipo de exercício, o importante não é entender tudo e, sim, acostumar o ouvido.

* Pronúncia: leia a lição sempre em voz alta também. O aluno que faz leitura silenciosa não está aprendendo pronúncia, mas apenas a grafia das palavras. É muito importante você se acostumar com a sua própria voz falando em inglês.

* Fluência: feche o livro e repita as frases da lição. É um excelente treino que você pode fazer várias vezes ao longo do dia, mesmo sem ter o livro. Confie na sua memória.


:: Fora da sala ::
* Faça a lição de casa em casa (e não na aula). Assim você fixará melhor o conteúdo. Você ganha tempo e a fluência chegará mais cedo.

* Não estude apenas para a prova. Dedique pelo menos quinze minutos do seu dia para revisar as lições e fazer os exercícios. Assim você vai criar o hábito de estudar: não por obrigação, mas pelo prazer de aprender.

* Ouça os CDs dos livros o máximo que puder: no aparelho de som do carro, no discman, em casa enquanto estiver fazendo faxina, na cama antes de dormir, etc. Não precisa ficar prestando atenção o tempo todo no CD, o importante é se familiarizar com a língua estrangeira e entender o contexto do que você ouve.

* Tente aproximar sua pronúncia do falante nativo, repetindo o que ouve nos CDs do livro, nos filmes e músicas. Se tiver oportunidade, converse com um falante nativo também. No entanto não se desespere por uma “pronúncia perfeita”: o mais importante é que você fale de maneira aceitável e inteligível para os falantes da língua.

* Converse com falantes fluentes – ou seu professor – para saber que estratégias eles utilizaram para aprender a língua.

* Procure ver a língua estrangeira não apenas como possibilidade de aprimoramento profissional, mas também como enriquecimento cultural.

* Tente conhecer mais sobre os países que falam a língua que você estuda, suas características, manifestações culturais etc.


:: Diversão ::
* Procure revistas de sua área de interesse, em língua estrangeira. Estas podem ser encontradas em grandes livrarias ou até no Fisk. Além de ler sobre assuntos que chamam sua atenção, você irá praticar a língua.

* Leia livros. Estes podem ser encontrados nas bibliotecas e livrarias (em seções de “língua estrangeira”), ou também podem ser retirados da sua unidade do Fisk. Mas atenção: leia livros de acordo com o seu grau de conhecimento da língua: se pegar um muito difícil de entender, você pode se desmotivar.

* Acompanhe músicas com as letras. Faça disso um hábito, toda vez que for escutar música. Ao acompanhar a letra, você irá, aos poucos, entender o que ela significa, ao mesmo tempo, praticar a língua.

* Veja filmes estrangeiros sem legenda, ou com a legenda em inglês/espanhol. Se você tiver problemas para entender o que se passa na história (o que pode desencorajar qualquer um), assista o filme pela primeira vez normalmente, com as legendas em português. Pela segunda vez, use essa tática.

* Enfim, procure tirar proveito da grande quantidade de coisas em língua estrangeira à sua volta. Além das revistas, livros, músicas e filmes, preste atenção nos videoclipes da TV, rótulos de produtos e até manuais de instrução que estejam escritos na língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages