O objetivo do programa é transmitir a crianças e adolescentes a mensagem de valorização a vida e a importância de manter-se longe das drogas
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (12/12), na Fundação Cidadania, a formatura de mais de 2600 alunos da rede municipal, do 5º ano, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) em 2014. O objetivo do programa é transmitir a crianças e adolescentes a mensagem de valorização a vida e a importância de manter-se longe das drogas. O PROERD é uma ação de cunho preventivo e é realizado através da parceria firmada entre município e Polícia Militar.
Estiveram presentes no evento a o Prefeito, Luciano Leitoa, a Secretária de Educação, Dinair Veloso, o coordenador estadual do programa, o Tenente Coronel da Policia Militar do Maranhão Silva Filho, secretários convidados e demais membros da câmara municipal de vereadores de Timon, além autoridades da polícia militar do Piauí. Durante a chegada todos os alunos receberam logo na portaria uma senha que dava direito a participar do sorteio de prêmios que incluíam bicicletas, tablets e demais brindes. No evento alunos de várias escolas leram as redações que foram premiadas como as melhores produções utilizando a temática proposta pelo projeto.
Em sua fala o coordenador do PROERD no Maranhão, Silva Filho comentou que o programa tem conseguido alcançar muitos objetivos e o empenho da gestão municipal é de grande valia na construção e execução das ações propostas. “Nossa meta é levar o programa aos 217 municípios do Maranhão, quando chegarmos a essa meta com certeza teremos cumprido nosso papel estando à frente do programa. Esse programa pertence ao Conselho Nacional dos Comandantes da Policia Militar, temos ainda coordenação setorial, cada polícia militar tem que escolher seu coordenador no estado, portanto esse é o maior presente que a polícia militar do Brasil oferece a sua sociedade, além de um policiamento preventivo é, também, contribuir com a sociedade para que possamos fortalecer as nossas crianças para dizer não a esse mal tão horrível que são as drogas”, disse o coordenador do programa estadual.
A secretária de Educação, Dinair Veloso, falou aos presentes e ressaltou a importância do programa no ambiente escolar e comentou da satisfação de poder fazer parte desse importante momento. “Quero dar meu depoimento porque minha filha já participou do PROERD também e ela sempre fala que o projeto tem ajudado nas suas decisões”, comentou a secretaria que ainda falou sobre o empenho do prefeito em garantir sempre os recursos necessários para contribuir na evolução do projeto: “A prefeitura tem colaborado muito com a execução do projeto e o prefeito tem dado todo o apoio. Em 2014 nós pudemos ajudar na confecção das cartilhas que são usadas em sala de aula para as atividades do projeto. Isso demonstra a sensibilidade do Luciano em todas as questões que envolvem a educação”.
Os pais e alunos comentam estarem contentes com o projeto e, em entrevista, muitos expressaram claramente a mudança do comportamento de seus filhos com relação ao mundo das drogas e outros problemas que estão atrelados. Francienete Vieira, mãe da aluna Joyce Silva de 10 anos e aluna do 5º ano da U. E. João Reis, localizada na Vila João Reis, comentou que a filha ficou mais atenciosa e o com o programa, a forma de ver as coisas mudou bastante. “Ela sempre procura repassar o que ela aprendia dentro de casa. Eu conversava pouco com ela porque passava o dia trabalhando, mas depois do programa notei uma grande diferença nela. Tenho orgulho quando ela fala alguma coisa que aprendeu para alguém”, disse Francineide.
Outra mãe que diz esta agradecida pela oportunidade que a filha teve, é a dona Ivelta de Barros, que comentou já conversar bastante com a filha para orientá-la sobre os perigos de se envolver com as drogas. “Ela aprendeu muito, apesar de já conversamos em casa eu percebi que na escola ela aprendeu de uma forma diferente e com pessoas que são bem mais preparadas. É muito importante essa união da escola, família e polícia”, disse a mãe. Já a sua filha, Maria Geovana, 11 anos, aluna do Projeto Educativo Mãos Dadas, que é mantido pela Prefeitura de Timon, comentou que, “no momento que passamos falando sobre as drogas em sala de aula eu tive a oportunidade de aprender muito e saber o que elas podem me causar de ruim. A gente aprende através da cartilha e depois ainda fazíamos apresentações de peças de teatro para simular algumas situações”, disse a aluna.
Finalizando o momento de felicidade para os pais e alunos, o Prefeito Luciano Leitoa agradeceu o empenho de todos os envolvidos no programa e reafirmou o compromisso com a educação municipal para oferecer aos alunos e suas famílias as condições dignas de desenvolvimento na educação municipal.
Confira algumas fotos do evento:
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Timon
Nenhum comentário:
Postar um comentário