“Tudo acontece por admirável obra de Deus” esta frase de São Daniel Comboni, patrono e inspirador do Projeto Educativo “Mãos Dadas”,
representa bem o momento em que estamos vivendo. Ao completarmos o 14º aniversário, comemoramos a realização de um sonho: o Tempo Integral. Atividades no contraturno sempre fizeram parte da rotina desta escola e todas elas tornaram-se ponte para ampliação da jornada escolar de 4h para 9h no ano de 2013.
Tal
mudança nos permite ofertar uma educação que promova e emancipe o indivíduo,
uma vez que o adjetivo integral não diz respeito somente ao tempo, mas também
ao fato de os alunos terem contato com disciplinas que ampliam o seu
conhecimento de mundo. As disciplinas da Base Curricular Nacional são intercaladas
com oficinas de empreendedorismo, hora da leitura, experiências matemáticas,
balé, música, teatro, banda fanfarra e hora de estudo. Esta oportuniza ao
estudante a realização das atividades que seriam feitas em casa, além do
auxílio do professor que faz de tudo para sanar as dúvidas da turma.
Os benefícios de estender a carga horária escolar, além de preparar o indivíduo para exercer sua cidadania e incentivá-lo a progredir nos estudos para promover seu povo, ajuda a minimizar a exposição dos educandos à programação televisiva de baixa qualidade e aos riscos urbanos. Dessa forma, os pais ficam tranquilos e agradecem pela oportunidade de trabalhar. São comuns depoimentos assim: “Meu filho parou de sair de casa à noite, porque quer acordar cedo para ir à escola.”
Os benefícios de estender a carga horária escolar, além de preparar o indivíduo para exercer sua cidadania e incentivá-lo a progredir nos estudos para promover seu povo, ajuda a minimizar a exposição dos educandos à programação televisiva de baixa qualidade e aos riscos urbanos. Dessa forma, os pais ficam tranquilos e agradecem pela oportunidade de trabalhar. São comuns depoimentos assim: “Meu filho parou de sair de casa à noite, porque quer acordar cedo para ir à escola.”
A
experiência está sendo valiosa para todos. Qualquer contratempo é resolvido
devido ao engajamento dos colaboradores, a dedicação dos alunos,
disponibilidade dos pais e apoio inestimável do Pe. Dinis. Ter iniciado este
regime de ensino no segundo semestre de 2013 serviu para ajustar as ações de
2014, até porque a escola construiu o seu planejamento estratégico para nortear
os próximos três anos. A elaboração deste plano se deu de maneira participativa
e foi conduzida pelo economista Gutemberg Ferreira da Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Timon. Os resultados já são
perceptíveis: alunos mais disciplinados, funcionários mais comprometidos e definição
da proposta pedagógica que prioriza o aprendizado dos alunos.
“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós
juntos. (Ray Kroc)
Legal, se continuar assim vou ter estudar nessa escola
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